Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pós aftosa

<p>Rússia amplia embargo às importações de carnes brasileiras. Governo deve enviar missão a Moscou para reverter situação.</p>

Da Redação 12/12/2005 – A Rússia anunciou nesta sexta, dia 9, a ampliação do embargo à carne brasileira de três para 10 Estados. A partir da próxima terça, além de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, a restrição valerá também para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Pará e Amazonas.

A informação foi confirmada pela Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec), que comunicou a medida ao Ministério da Agricultura. Segundo a entidade, o governo russo também decidiu proibir importações de frangos e de lácteos do Mato Grosso do Sul e do Paraná. A medida foi tomada após a confirmação de focos de aftosa neste último Estado.

O Ministério da Agricultura anunciou que enviará uma missão ao país na próxima semana para reverter o embargo. A Rússia, juntamente com a União Européia, é a maior importadora de carnes do Brasil.