Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Homenagem

<p>Assembléia Legislativa do Paraná concede ao Diretor Presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, o título de Cidadão Honorário do Estado.</p>

Da Redação 30/11/2005 – A Assembléia Legislativa do Paraná concede ao Diretor Presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, o título de Cidadão Honorário do Paraná. A cerimônia de entrega acontece nesta quinta-feira (01), em Curitiba, na sede do poder legislativo paranaense.

Para o deputado Reni Pereira, autor do projeto, o desenvolvimento da agroindustrialização no Oeste, o empenho na agregação de valor a produção agrícola regional, além de disseminar os valores do cooperativismo, foram decisivos na hora de propor a homenagem. “Essa homenagem que a Assembléia aprovou por unanimidade, ao presidente da Lar, é uma justa e apropriada homenagem a uma pessoa que contribuiu muito para o desenvolvimento da agroindustria no Oeste do Paraná, fazendo com que milhares de agricultores tivessem um rendimento digno de seus produtos, agregando valor através da agroindustrialização”, explica Pereira.

“Isto é uma constatação de anos, eu já morei em Medianeira, Matelândia e Santa Terezinha de Itaipu, hoje moro em Foz do Iguaçu e pude perceber que todas estas cidades tem um pouquinho da Lar, no seu desenvolvimento e, sobretudo, no seu crescimento”, destaca o deputado.

Sobre a homenagem, o presidente da Lar faz questão de destacar que o mérito é de todos que fazem parte da cooperativa, associados, líderes e funcionários. “O destaque maior é da cooperativa como um todo, eu apenas estarei a representando na Assembléia”, frisa Irineo.

Na presidência a cooperativa desde 1991, Irineo foi um dos principais responsáveis pelo processo de agroindustrialização que a Lar vem desenvolvendo desde então, o que fez o faturamento da empresa saltar de 102 milhões de reais em 1995, para mais de 868 milhões de reais em 2004.

Gaúcho de Canguçu, Irineo da Costa Rodrigues chegou ao Paraná em 1974, recém formado em agronomia, para trabalhar na Acarpa (atual Emater) em Matelândia. De 1977 a 1980 assumiu a chefia regional da instituição, em Cascavel. Entre junho de 1981 e março de 1982 foi presidente da central cooperativa Sudcoop. Em 1990 assumiu a presidência da Credifronteiras (Sicredi), ficando no cargo até 1995. Ainda em 1995 assumiu a presidência da Coodetec. Na Cotriguaçu foi presidente entre 2003 e 2004.