Redação (21/11/05) – A Perdigão estima que as vendas da ave Chester no varejo deverão ficar 10% acima das registradas no ano passado. O consumidor poderá encontrar o produto com preço aproximado de R$ 6,90 o quilo no ponto-de-venda, valor cerca de 5% superior ao praticado no final de 2004, em decorrência da reposição da inflação. Há 23 anos no mercado, o Chester é líder absoluto na categoria de aves especiais e 90% de suas vendas são concentradas neste período.
Com investimento de R$ 4 milhões em marketing e intensa campanha publicitária, que marca a chegada da ave Chester , da Linha Boas Festas e dos Perus Congelados Perdigão e Batavo nos supermercados por ocasião das festas, a empresa dá início às ações promocionais para reforçar a presença de seus produtos de final de ano. A Perdigão apresenta este ano uma novidade: o Chester Desossado. Os pontos fortes do produto são 100% de aproveitamento da carne e a praticidade em recheá-lo.
A campanha publicitária, que inclui comerciais de rádio, TV e anúncios em revistas, foi criada pela Young & Rubicam e tem foco emocional. O objetivo é envolver o consumidor na magia do Natal, remetendo-o para o clima de festa, amizade, confraternização e, conseqüentemente, de família reunida. Serão enfatizados os grandes diferenciais da marca variedade, praticidade, qualidade e disponibilidade de produtos.
Extenso material foi produzido para o ponto-de-venda, como bandeirolas em forma de bolas de Natal, banners, móbiles e displays, para dar às lojas um ar de festa e destacar as variedades das linhas da Perdigão e Batavo. Um dos displays, com 1,60m de altura, tem o formato de um Papai Noel, carregando um saco de produtos da marca e foi criado para colocar na entrada das lojas ou ao lado da ilha polar. Além disso, em ruas de grande movimento nas principais capitais do país, painéis exibem a linha completa de itens para as festas.
A estratégia inclui também forte atuação de promotoras em médias e grandes lojas. Elas foram treinadas para orientar o consumidor na hora da compra e distribuir receitas requintadas, desenvolvidas pela Cozinha Experimental Perdigão.
LINHA COMPLETA PARA AS FESTAS
O mix da empresa para o final de ano disponibiliza ainda os Perus Congelados das marcas Perdigão e Batavo, que possuem refinado paladar, são leves e com menor teor de gordura. O produto já vem temperado e com termômetro que avisa quando está pronto.
Outra opção é a Linha Boas Festas, uma das mais tradicionais da Perdigão, composta de Pernil Temperado Desossado (3,5 quilos), Lombo Temperado (1,5 quilo) e três versões de Tender bolinha, com aproximadamente um quilo; bolão, com cerca de três quilos e o Tender Chester, com cerca de um quilo que, além de muito saboroso, tem teor calórico 30% menor. A empresa prevê para este ano um aumento no volume de vendas destes produtos da ordem de 20%.
Já a marca Batavo, que também calcula incremento de vendas em torno de 20% durante as festas, oferece variedades como a Ave Freski, Peito de Peru Defumado e Peito de Peru Congelado, Lombo, Pernil, Paleta e Picanha Suína e o Tender Batavo. Os cortes suínos são desossados, temperados e congelados para facilitar o preparo dos pratos. Uma das novidades da linha é o Tender Freski Batavo, elaborado com carne de frango. Uma das características da linha é o tempero mais acentuado.
OPERAÇÃO LOGÍSTICA
Para garantir a chegada dos produtos aos pontos-de-venda e atender a demanda em todo o país no período de festas de final de ano, a Perdigão montou operação especial, que envolve milhares de pessoas de unidades industriais, centros de distribuição, vendas, marketing e logística.
Os Centros de Distribuição (CDs) próprios e terceirizados, distribuídos por todo o território nacional, estão recebendo toneladas de mercadorias para abastecer os 80 mil pontos-de-venda atendidos pela empresa. Dos CDs, os produtos são levados por carretas aos 22 pontos de cross docking ponto de transferência da carga das carretas para veículos menores que circulam com mais agilidade pelas ruas das cidades.
A Perdigão ampliou também sua frota normal de 600 veículos contratando mais 200 de diversos tamanhos. Para agilizar as atividades nos CDs, a equipe de 600 funcionários foi reforçada com 80 pessoas, sem contar o efetivo dos armazéns terceirizados. Com esta mobilização a empresa espera entregar 70% dos produtos aos pontos-de-venda até o início de dezembro e o pronto reabastecimento durante todo o período de festas.