Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governo monitorará gripe em aves migratórias

<p>Técnicos do Ministério da Saúde e do Ibama incluirão a detecção precoce de gripe aviária no controle de aves migratórias feito no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Mostardas, no RS.</p>

Redação AI 07/11/2005 – Técnicos do Ministério da Saúde e do Ibama incluirão a detecção precoce de gripe aviária no controle de aves migratórias feito no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Mostardas, no Rio Grande do Sul. Até agora, a análise do material coletado restringia-se ao monitoramento do risco de migração do vírus do oeste do Nilo para o Hemisfério Sul. A ampliação foi determinada pelo sinal de alerta disparado no Brasil após o alastramento da doença aviária no mundo. A próxima expedição está marcada para o mês de dezembro, adiantou a chefe do parque, Maria Tereza Queiróz Melo.

Entre os procedimentos estão a coleta de sangue e a raspagem das penas das aves. Todas as espécies são identificadas através de anilhas e seus dados catalogados. Segundo Tereza, o projeto, desenvolvido há quatro anos, é único na esfera pública em andamento no Estado. Conforme dados do Centro Nacional de Pesquisas para a Conservação de Aves Silvestres, do Ibama, a unidade tem registradas cerca de 50 espécies de aves visitantes dos hemisférios Norte e Sul, além das que transitam ocasionalmente, utilizando o local para descanso e alimentação.