Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária na Colômbia

<p>Registro da doença em território colombiano altera as atividades de fiscalização no Porto de Santos (SP).</p>

Redação AI 31/10/2005 – Um foco da gripe aviária descoberto no início de outubro na Colômbia começa a mudar a rotina de embarque de frangos no Porto de Santos (SP). Embora o governo colombiano já tenha comunicado que o vírus encontrado nas aves seja de uma espécie menos virulenta, a preocupação com a doença nos países vizinhos, como o Brasil, só aumenta. O foco na Colômbia é o primeiro a ser detectado na América do Sul. Entre março e setembro deste ano, foram exportados pelo Brasil mais de 60 mil toneladas de carne de frango.

 

Segundo informações do Cosmo Online O Portal do Interior Paulista -, um tapete sanitário será instalado nos terminais do Porto que trabalham com produtos avícolas, com o objetivo de evitar a contaminação e garantir a qualidade dos produtos embarcados para os países consumidores. Uma norma do Ministério da Agricultura suspendeu, por tempo indeterminado, a importação de aves vivas. A medida é preventiva e vale para todos os portos e aeroportos brasileiros.

 

O Porto de Santos também irá adotar outras medidas para evitar a doença. De acordo com o chefe da Vigilância Agropecuária, Orlando Prieto Júnior, funcionários e passageiros que circulam no cais santista serão alertados sobre os cuidados para evitar a gripe das aves por meio de folhetos, com ênfase na educação sanitária.

 

Ainda de acordo com o site, na próxima semana será feita uma reunião entre representantes da Companhia Docas do Estado de São Paulo e Ministério da Agricultura para definir outras medidas a serem adotadas no porto paulista.