Recentemente, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul nomeou 47 novos médicos veterinários para atuar na inspeção e defesa sanitária animal nas supervisões regionais do interior do estado. Com a contratação, a instituição passa a contar com 357 fiscais estaduais agropecuários.
Os novos funcionários já iniciaram a capacitação, que terá duração total de cerca de 180 horas, dividida em três semanas de estudos teóricos em Porto Alegre e duas semanas de práticas em diferentes municípios gaúchos. O treinamento deve ser finalizado em abril.
O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, enfatizou a importância da Secretaria na defesa animal e destacou a relevância social e econômica do setor agropecuário no Rio Grande do Sul. Por sua vez, a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares, salientou a importância da padronização das atividades de inspeção para melhorar a eficiência e efetividade dos serviços prestados pela Secretaria.