Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exposição em São Carlos (SP)

<p>Feipecus apresenta inovações tecnológicas em pecuária e avicultura.</p>

Redação AI 03/10/2005 – Já começou a contagem regressiva para a abertura da segunda edição da Feira de Pecuária, Avicultura, Pesquisa e Tecnologia de São Carlos (Feipecus), que acontece de 25 a 29 de outubro, no Pavilhão São Carlos Expo Show. O evento irá reunir empresas e instituições ligadas ao segmento agropecuário com objetivo de divulgar produtos, serviços, máquinas, equipamentos e técnicas capazes de melhorar a produtividade de pecuaristas e avicultores.

Um dos principais diferenciais da Feipecus em relação a outros eventos do setor é a realização de um congresso técnico, que visa aproximar o produtor rural do ambiente de pesquisa e inovação proporcionado pelo pólo científico e tecnológico de São Carlos (SP). No congresso, especialistas ligados a universidades e institutos de pesquisa como a Embrapa ministrarão palestras divulgando resultados de pesquisa e analisando tendências de desenvolvimento do agronegócio nacional.

Durante sua primeira edição, em 2004, a feira contou com a presença de 67 empresas e instituições expositoras, tendo atraído aproximadamente oito mil visitantes e movimentado cerca de R$ 6 milhões. Para este ano, as perspectivas são ainda mais otimistas, segundo o secretário municipal de Agricultura de São Carlos, Sérgio Dutra, já que evento terá apoio reforçado de empresas de base tecnológica instaladas na região e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Fundo Setorial do Agronegócio (CT-Agro).

O pavilhão de exposições também foi restaurado para o evento deste ano, com obras de pavimentação, renovação das instalações elétricas, reforma da praça de alimentação e dos auditórios onde acontece o congresso técnico, que levam o nome do presidente da Faesp/Senar, Fábio de Salles Meirelles.

Em entrevista, Meirelles elogiou a iniciativa da Feipecus. “O papel da feira de São Carlos é extremamente relevante”, diz. “Esses eventos onde se trocam idéias, realizam-se negócios e verifica-se o avanço no campo tecnológico são fundamentais. Não tenho dúvida de que o resultado será extraordinário.”

Apoio – A Feipecus 2005 terá a participação de universidades como UFSCar, USP e Unesp, de instituições como a Embrapa e o Sebrae, de prefeituras da região e de institutos de pesquisa ligados ao Governo do Estado. Do setor financeiro, também já confirmaram presença no evento o Banco do Brasil, o Unibanco e o Banespa-Santander. Outro destaque é a participação do núcleo paulista de criadores de gado Brahman e a realização de um leilão de carneiros, organizado pela empresa Siltomac.

Entre os principais apoiadores do evento estão, ainda, os chefes gerais das unidades da Embrapa em São Carlos, Ladislau Martin Neto (Instrumentação Agropecuária) e Nelson José Novaes (Pecuária Sudeste), além do próprio presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, que, em evento na cidade, no último dia 26 de agosto, elogiou a iniciativa da feira.

Para Crestana, a feira representa uma oportunidade de se mostrar que São Carlos tem não apenas atividade agropecuária produtiva, mas também inovação tecnológica que pode ser aproveitada por outros municípios. “A Feipecus é uma forma de se materializar os resultados que estão sendo gerados com base em ciência e a tecnologia e de mostrar como isso pode se traduzir em emprego, renda e bem-estar”, declarou

A feira também já recebeu o apoio do delegado federal da agricultura no Estado de São Paulo, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, do presidente da Fundação Parque de Alta Tecnologia São Carlos (ParqTec), Sylvio Goulart Rosa Júnior, e do gerente regional do Sebrae, Paulo Marcelo Ribeiro. A Feipecus conta ainda com respaldo da Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, do Sindicato Rural e da EPTV.