Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Japão age contra antibiótico em frango brasileiro

<p>Depois de ter encontrado carregamentos contaminados com uma substância antibacteriana proibida, o país asiático irá submeter a testes todos os frangos importados de uma fábrica brasileira.</p>

Redação AI 13/09/2005 – O Japão irá submeter a teste todos os frangos importados de uma fábrica brasileira, depois de ter encontrado carregamentos contaminados com uma substância antoibacteriana proibida, informou o Ministério da Saúde.

Foram encontradas em frangos de uma fábrica da produtora brasileira Kaefer Avicultura 0,06 partes por milhão (ppm) do antibiótico enrofloxacina, afirmou nesta terça-feira uma autoridade do ministério.

O Japão não permite a presença do resíduo da substância em frangos devido à preocupação de que ele possa afetar a saúde humana.

O ministério pediu a importadores dos carregamentos – que totalizam 1.668 quilos – para que os destruam ou os enviem de volta ao Brasil.

“Iremos interromper testes obrigatórios em todos os frangos vindos desta fábrica se o Brasil encontrar a causa da contaminação e tomar medidas preventivas”, afirmou a autoridade.

O Brasil tornou-se a maior fonte de importação de frango do Japão depois que o governo japonês proibiu importações da Tailândia, após o registro de surtos de gripe aviária no país no ano passado.

Nos primeiros sete meses deste ano, o Japão importou um total de 237 mil toneladas de frango – do qual 212 mil toneladas, ou cerca de 90%, têm origem brasileira.