Da Redação 24/08/2005 – A americana Cargill informou ontem que encerrou em 31 de maio seu ano-fiscal 2005 com lucro de US$ 2,1 bilhões, incluindo um ganho extraordinário de US$ 578 milhões obtido no segundo trimestre. Sem ele, o lucro líquido da multinacional no ano foi de US$ 1,53 bilhões, 15% mais que em 2004 (US$ 1,33 bilhão). No quarto trimestre, o lucro líquido aumentou 18% em relação a igual intervalo do ano passado e alcançou US$ 230 milhões.
No acumulado do exercício 2005, a empresa reportou vendas de US$ 71,1 bilhões, 13% mais que no ano anterior, e aumento de 7% no fluxo de caixa, que atingiu US$ 3,2 bilhões. Para Warren Staley, chairman e CEO (“chief executive officer”), os resultados reportados são “sinais tangíveis” de uma estratégia que busca a liderança nos negócios de alimentação e soluções para agricultura.
No caso dos resultados anuais apurados, a Cargill destacou, em comunicado, sua expansão especialmente nos mercados de grãos de países emergentes como Argentina, Brasil, China, Índia, Romênia, Rússia e Ucrânia. No setor de carnes, a multinacional ressaltou a compra da Seara (suínos e frango), no Brasil, e do controle total da Finexcor (carne bovina), na Argentina. Também lembrou da aquisição da canadense Caravelle Foods (cortes bovinos congelados).
Sua divisão de ingredientes alimentícios, por sua vez, adquiriu novas instalações de processamento de cacau na Inglaterra e na Alemanha, além de uma fábrica de chocolate também na Alemanha.