Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

IBGE revela que pecuária cresceu mais que agricultura

<p>Quebra na produção agrícola reduziu resultado da agroindústria.</p>

Da Redação 22/08/2005 – No fechamento do primeiro semestre de 2005 a agroindústria registrou crescimento de 0,3%, taxa bastante inferior à assinalada pela média da indústria brasileira (5%) no mesmo período, repetindo o ocorrido no ano passado, quando o resultado da indústria geral foi de 8,3% e o da agroindústria, 5,3%. O desempenho da pecuária (2,5%) no primeiro semestre foi superior ao da agricultura (-0,7%), de maior peso na agroindústria.

No primeiro semestre de 2005 o setor de produtos derivados da pecuária apresentou crescimento de 2,8%, refletindo o avanço em todos os subsetores, com exceção de couros e peles (-2,1%). O grupo dos derivados de bovinos e suínos mostrou expansão de 3,1%, impulsionado pelas exportações, em decorrência da boa aceitação dos produtos brasileiros nos mercados externos.

O setor dos produtos utilizados pela pecuária obteve aumento de 1,3% neste primeiro semestre de 2005. Esse crescimento ocorreu em virtude do subgrupo rações (5,8%), de maior peso, pois produtos veterinários dosados apresentaram queda de 18,2%.

Os números para o setor agroindustrial na primeira metade de 2005 (0,3%) apresentaram desempenho bem abaixo que o verificado para o total da produção (5%), principalmente por conta da redução no investimento agrícola e no consumo de adubos e fertilizantes.

Além desses fatores, problemas climáticos também contribuíram para a performance moderada da agroindústria. Um aspecto positivo, no entanto, foi a reversão das taxas observadas na passagem do primeiro trimestre deste ano (-3,5%) para o segundo trimestre (3,3%).