Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tratamento de dejetos suínos é tema de seminário na Embrapa

<p>Pesquisadores do Agricultural Research Service estarão presentes no evento.</p>

Redação SI 18/08/2005 – A Embrapa Suínos e Aves, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Concórdia, SC, promove em sua sede, no dia 23 de agosto, seminário sobre tratamento de dejetos suínos com apresentação de pesquisadores do Agricultural Research Service – ARSI  USDA, Florence, Carolina do Sul, EUA.

A programação prevê duas palestras: às 10h, Matias Vanotti fala sobre a experiência do Agricultural Research Service (ARS)/Florence com tratamento de dejetos de animais; às 11h, Ariel Szogi apresenta o tema: “legislação e normatização americana para aplicação de dejetos de animais no solo – enfoque em  nutrientes, patógenos e antibióticos”.

O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Airton Kunz, coordenador do evento, esclarece que o objetivo desse seminário é apresentar a experiência dos  pesquisadores nesta área de pesquisa e dar a conhecer a legislação  norte-americana sobre o tema. A realização desse seminário é resultado de uma parceria recentemente firmada pela Embrapa Suínos e Aves, com o apoio do Labex-EUA, com o Costal Plain Soil, Water and Plant Research Center, que é um dos centros de pesquisa que integra o ARS/USDA nos Estados Unidos. De acordo com Kunz, esse centro de pesquisa possui grande experiência no tratamento de efluentes da suinocultura e tem realizado estudos na remoção de nutrientes, já operando com alguns sistemas em escala real.

Outro resultado dessa parceria é o projeto aprovado junto ao Foreign Agricultural Service (FAZ/USDA) cujo título é Desenvolvimento de  novos processos de baixo custo, envolvendo a remoção de amônia, beneficiando o meio ambiente e promovendo a sustentabilidade da produção animal.

O seminário é dirigido a técnicos especializados em suinocultura, instituições de pesquisa, agroindústrias, secretarias de agricultura e estudantes. A entrada é franca, mas é necessário confirmar presença até o dia 22/8 junto à Embrapa Suínos e Aves pelo endereço eletrônico [email protected] e/ou pelo telefone (49)3442.855, fax (49)3442.8559.

Não será fornecido certificado.