Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima antecipa plantio de milho no RS

<p>Área semeada na safra 2005/2006 deve ser maior.</p>

Da Redação 15/08/2005 – Os produtores gaúchos estão intensificando os preparativos para o início da safra de milho. As chuvas ocorridas durante o último fim de semana incentivaram a antecipação da semeadura, que em muitas regiões acontece fora do período de zoneamento agroclimático, segundo o levantamento semanal sobre as culturas e criações da Emater/RS-Ascar.

Há bastante procura por sementes do Programa Troca-troca, do governo do Estado, principalmente no segmento dos pequenos agricultores. Já para o segmento empresarial a procura maior se volta para as variedades super precoces e precoces com o objetivo de escapar das costumeiras estiagens de dezembro e janeiro.

Há indicativos de aumento da área para a próxima safra. De acordo com os técnicos da Emater/RS-Ascar, o motivo  está na relação favorável para o cereal em comparação à soja e na perspectiva de uma possível valorização nas cotações no fim do ano com a projeção de um estoque final apertado, além de um custo de produção menor.

As poucas chuvas e as variações bruscas de temperatura não têm configurado um clima ideal para o desenvolvimento do trigo nessa safra. Embora a grande maioria das lavouras se encontrem em estágio de desenvolvimento vegetativo (perfilhamento) e ainda tenham tempo de se recuperar plenamente, as plantadas mais cedo começam a entrar na fase crítica de emborrachamento e floração, onde qualquer inconstância climática é mais sentida.

As chuvas ocorridas recentemente elevaram a umidade do solo novamente a níveis aceitáveis, possibilitando o término da aplicação de fertilizantes nitrogenados em cobertura (uréia). O estado fitossanitário, na maioria das lavouras, é considerado apenas razoável, uma vez que o nível de tecnologia empregado esse ano foi considerado baixo e a incidência de pragas e moléstias é bastante freqüente devido ao clima desfavorável.

As informações são da Emater/RS.