Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aniversário do MAPA

<p>Criado por Decreto Imperial, em 28 de julho de 1860, o Ministério da Agricultura comemora hoje, a partir das 8h30, seus 145 anos.</p>

Da Redação 27/07/2005 – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participa hoje (27/07), a partir das 8h30, da programação das comemorações dos 145 anos do Ministério, criado por Decreto Imperial, em 28 de julho de 1860.

Rodrigues fará a apresentação das prioridades estratégicas para 2005-2006, em ações nas áreas de sanidade animal e vegetal, geração e transferência de tecnologia para o agronegócio, agroenergia, negociações internacionais e defesa comercial, seguro rural, cooperativismo e associativismo e excelência administrativa no Mapa.

Durante a cerimônia, uma carta de intenções será assinada com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) transferindo seu acervo à Biblioteca Nacional de Agricultura (Binagri). Os documentos do IICA se somarão aos cerca de 400 mil volumes, entre periódicos, monografias e livros da Binagri.

Também serão apresentados ao público o primeiro Relatório da Repartição dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (1862) e os anais do 1 Congresso das Cooperativas Agrícolas (1912).

Os funcionários e convidados também terão a oportunidade de conhecer a Central de Relacionamento, constituída pela Ouvidoria, Biblioteca Nacional de Agricultura e pela coordenação-geral de Tecnologia da Informação. Roberto Rodrigues instalará oficialmente a Ouvidoria criada por ele recentemente para ouvir as queixas, reclamações e até mesmo eventuais denúncias da sociedade.

Originalmente denominado de Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, o Mapa tem atualmente a missão de formulação e implementação das políticas para o desenvolvimento do agronegócio, integrando os aspectos de mercado, tecnológicos, organizacionais e ambientais, para o atendimento dos consumidores do País e do exterior, promovendo a segurança alimentar, a geração de renda e emprego, a redução das desigualdades e a inclusão social.

Segue a programação do evento:

Programação 27 de julho de 2005 Quarta-feira

8h30 Hasteamento da Bandeira Nacional (Banda do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal)

Local: Pátio externo

08h45 Visita à Exposição de Documentos Históricos do MAPA

Local: Hall da entrada principal

09h10 Abertura da Exposição de Fotos “O Homem do Campo”

Local: Túnel de acesso ao Edifício Anexo

9h30 Ato Solene Comemorativo

Local: Hall do Edifício Anexo

-Assinatura da carta de intenções com o IICA

-Apresentação da Ouvidoria e da Central de Relacionamento do MAPA;

-Prioridades Estratégicas do MAPA

-Entrega dos Certificados da 3 Mostra de Trabalhos Técnicos produzidos por servidores do MAPA

-Lançamento, pela EMBRAPA, do Livro “Mandioca: o pão do Brasil”

-Apresentação de Publicação “Programa de Aquisição de Alimentos” relativo à compra de produtos da agricultura familiar realizada pela CONAB

-Visita à Biblioteca Nacional da Agricultura – BINAGRI.

-Coquetel de Encerramento oferecido pela Bayercropscience