Da Redação 24/06/2005 – O Greenpeace lançou ontem (dia 23) a nova fase de sua campanha contra os transgênicos. Como na fase anterior, o foco da campanha está em incitar os consumidores a pressionar as indústrias de alimentos para que abandonem o uso de matéria-prima em seus produtos. Desta vez, a campanha tem como alvo a Bunge Alimentos, uma das líderes mundiais no setor de alimentos e de agronegócios.
Gabriela Couto, da campanha de engenharia genética do Greenpeace, afirma que o objetivo é que a empresa garanta aos consumidores que não utiliza matéria-prima geneticamente modificada. A campanha, que começou em 2002, teve custo de R$ 25 mil e consiste na instalação de 18 pontos de outdoors em 11 cidades brasileiras perguntando à Bunge se ela tem garantias sobre a procedência de suas matérias-primas. Um caminhão “disfarçado” de carrinho de supermercado também percorrerá as cidades convocando os consumidores a se manifestar contra o uso de transgênicos.
A assessoria de imprensa da Bunge informou que lamenta a campanha e que não deixará de atender à demanda do mercado por ideologias. Segundo a Bunge, os produtos estão de acordo com a legislação e que o componente transgênico deixa de existir após um processo de purificação.