Da Redação 01/06/2005 – O Produto Interno Bruto a preços de mercado apresentou variação de 0,3% no primeiro trimestre de 2005, em relação ao quarto trimestre de 2004, na série com ajuste sazonal. No primeiro trimestre de 2005 o crescimento foi de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O acumulado nos quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2005 apresentou crescimento de 4,6% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
A Agropecuária foi o único setor de atividade que alcançou uma taxa de crescimento positiva, com 2,6%. Os demais apresentaram variações negativas: Indústria -1,0% e Serviços -0,2%.
De acordo com os procedimentos de revisão da série das Contas Nacionais Trimestrais, a cada divulgação é realizada a revisão dos dados do trimestre anterior. Excepcionalmente nesta divulgação o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reviu o ano de 2004. A alteração foi realizada em conseqüência da revisão significativa realizada pela Agência Nacional de Telefonia (Anatel) na série de Receita Operacional Líquida da telefonia móvel enviada ao IBGE. Tal revisão impactou o setor de Serviços, em especial Comunicações, com reflexos em outros setores de atividade e no resultado do PIB. O PIB acumulado no ano de 2004, depois de revisado, passou de 5,2% para 4,9%.
Em relação aos componentes da demanda, as Exportações de Bens e Serviços seguiram a trajetória de crescimento, iniciada no segundo trimestre de 2003, e obtiveram crescimento de 3,5%. As Importações de Bens e Serviços, por sua vez, registraram pelo sexto trimestre consecutivo um aumento, da ordem de 2,3%. Destaca-se também a queda de 3,0% da Formação Bruta de Capital Fixo no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2004. O Consumo das Famílias registrou queda de 0,6% e o Consumo do Governo variação de -0,1%, neste tipo de comparação.
O PIB a preços de mercado apresentou elevação de 2,9% no primeiro trimestre de 2005, em relação à igual período de 2004. O Valor Adicionado a preços básicos apresentou um aumento de 2,6% e os Impostos sobre Produtos uma elevação de 4,7%.
Os três setores que contribuíram para a geração do Valor Adicionado apresentaram taxas positivas na comparação com o primeiro trimestre de 2004. A Agropecuária foi o destaque com um crescimento de 4,2%, seguida pela Indústria 3,1% e pelos Serviços 2,0%.
O PIB a preços de mercado acumulado nos quatro trimestres terminados no primeiro trimestre de 2005 apresentou crescimento de 4,6% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Esta taxa resultou da elevação de 4,2% do Valor Adicionado a preços básicos e do aumento de 8,3% nos Impostos sobre Produtos.
O resultado do Valor Adicionado neste tipo de comparação decorreu do desempenho positivo dos três setores que o compõem: Indústria (5,6%), Agropecuária (4,9%) e Serviços (3,2%).