Da Redação 19/04/2005 – Os preços agrícolas subiram apenas 0,01% em relação à última semana em São Paulo segundo pesquisa do Instituto de Economia Agrícola, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. De acordo com relatório apresentado nesta segunda, dia 18, o índice manteve-se estável em função da forte queda nas cotações de diferentes commodities no mercado internacional, bem como dos produtos de origem animal.
Segundo os pesquisadores do IEA, o recuo nas cotações de boi, ovos e suínos resultou na queda de 3,27% no preço do grupo. Em relação aos produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de frutas e olerícolas elevou o preço do segmento em 1,83%. O resultado foi a alta de 0,01% no índice geral de preços, decorrente da forte instabilidade financeira internacional na última semana, que derrubou cotações das commodities em todos os mercados.
Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, oito apresentaram crescimento nos preços (batata, cana-de-açúcar, cebola, feijão, laranja, milho, trigo e leite), enquanto nove tiveram reduções (algodão, amendoim, banana, café, soja, tomate, boi, ovos e suínos).
Entre as altas, destaque para a batata, que subiu 42,16% nesta segunda quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para os ovos, que com o aumento na oferta e a menor demanda após a semana santa, registraram queda de 19,01%.