Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

A disseminação da PSA ameaça a luta contra a inflação nas Filipinas

A inflação do país caiu para a mínima de seis meses de 7,6% em março, o segundo mês consecutivo em que os aumentos de preços desaceleraram em relação à máxima em 14 anos

A disseminação da PSA ameaça a luta contra a inflação nas Filipinas

A peste suína africana está se espalhando e ameaçando a indústria de suínos das Filipinas, mostraram dados do governo, levantando preocupações de que ela possa interromper o avanço das autoridades no combate à inflação.

Casos de PSA, um vírus que afeta porcos e não pode ser transmitido a humanos, foram detectados em mais de três quartos das 81 províncias do país do Sudeste Asiático até 3 de abril, com base nos dados mais recentes do Bureau of Animal Industry. O governo não forneceu números oficiais sobre quantos porcos foram afetados.

A inflação do país caiu para a mínima de seis meses de 7,6% em março, o segundo mês consecutivo em que os aumentos de preços desaceleraram em relação à máxima em 14 anos. Mas o governador do banco central, Felipe Medalla, ainda está cauteloso em comemorar e quer ver uma inflação mês a mês baixa de forma sustentável.

“A PSA continuará sendo um risco como tem sido nos últimos dois anos, especialmente se os preços globais da carne suína subirem com a reabertura da China”, disse Dan Roces, economista-chefe do Security Bank Corp. em Manila. “Para manter o avanço na luta contra a inflação, o governo precisa ser antecipatório”, disse Roces.

A própria China está lutando contra o ressurgimento da PSA, que já havia eliminado quase metade de seus suínos, com novos surtos relatados em várias partes do país durante o inverno, elevando potencialmente os preços da carne mais popular do país.

A carne suína é um componente chave da cesta de alimentos das Filipinas, que responde por mais de um terço do índice de preços ao consumidor. No primeiro trimestre de 2021, um surto de PSA reduziu a produção de suínos em um quarto no país, levando as autoridades a pressionar pelo repovoamento e um corte temporário nas tarifas.

Durante as férias da Páscoa, o governo alertou o público contra trazer produtos pecuários que possam alimentar a propagação da PSA quando se dirigem para suas cidades e províncias.s