Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil vai importar muito milho

<p>Roberto Rodrigues afirmou ontem que o governo deve importar milho transgênico neste ano devido a possíveis perdas na safra brasileira.</p>

Da Redação 15/04/2005 – O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou ontem que o governo deve importar milho transgênico neste ano devido a possíveis perdas na safra brasileira. A importação, porém, só ocorrerá após a autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

– Quanto será importado, ainda é muito cedo para dizer. Vai depender da safrinha. Se vier muito ruim, péssima, nós podemos ter a importação de 500 mil, 1 milhão de toneladas, até 2 milhões – afirmou o ministro, durante seminário sobre Agronegócio em São Paulo.

No final de março, o ministério divulgou projeção que a safra deste ano poderia ficar abaixo da previsão de 119 milhões de toneladas, em parte por conta da estiagem na região Sul e também pela safrinha, cuja plantação atrasou por causa do tempo seco.

Foi também no final de março que a CTBBio autorizou a importação de 370 mil toneladas de milho geneticamente modificado da Argentina. O ministro também comentou sobre a ocorrência de “gargalos” na produção agrícola.

– Qualquer crescimento de 10%, 15%, pode se tornar uma pororoca – disse Rodrigues, numa referência ao encontro das águas no rio Amazonas, que provoca destruição na região, numa metáfora do problema de escoamento da produção.

Ainda segundo Rodrigues, esses gargalos logísticos podem obrigar os produtores a começar a ajustar seus preços para fazer frente aos custos maiores para desovar sua produção.