Pouco antes da detecção do oitavo caso de gripe aviária em um cisne de pescoço negro na cidade de Penino Beach, em San José, o Ministro da Pecuária do Uruguai, Fernando Mattos, anunciou que “em vista da ameaça epidemiológica causada pela gripe aviária, o governo decidiu iniciar o processo de vacinação de acordo com a recomendação do comitê de vacinação”.
Nesta primeira etapa, as galinhas poedeiras e reprodutoras serão vacinadas. Para este fim, o MGAP já lançou um concurso para a compra de 10 milhões de doses, prevendo um esquema de vacinação duplo.
Para o oitavo surto, foram coletadas amostras e confirmada a presença de um novo surto de Gripe Aviária como causa da morte da ave. Imediatamente, o MGAP e o Ministério do Meio Ambiente aplicaram o protocolo correspondente a este tipo de casos. Ambos os Ministérios ordenaram medidas de vigilância na área, em um raio de até 5 quilômetros.
Este novo surto eleva para seis o número de departamentos onde a doença foi detectada (Canelones, Flores, Maldonado, Montevidéu, Tacuarembó e San José).