Redação SI 15/03/2005 – Apresentar visões diferentes sobre a questão ambiental da suinocultura é o foco do livro “Desafios para o desenvolvimento sustentável da suinocultura: uma abordagem multidiciplinar”, editado pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia – SC), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Editora Universitária Argos, da UNOCHAPECÓ – Universidade Comunitária Regional de Chapecó – SC.
A idéia do livro é resultado de um projeto de pesquisa do Núcleo de Meio Ambiente da Embrapa Suínos e Aves, que organizou diversas palestras e apresentações de trabalhos na área. “Como tínhamos muitos trabalho interessantes, resolvemos juntá-los e apresentá-los na forma de uma publicação. A intenção é de contribuir na análise mais ampla no debate sobre as relações entre produção agrícola e meio ambiente, numa perspectiva multidiciplinar e não exclusivamente técnica”, explica o pesquisador. O foco do livro é baseado na problemática catarinense, mas pode servir de base para discussões e trabalhos em todas as regiões produtoras de suínos. “Alguns capítulos são estudos de casos e servem para nortear e esclarecer”, comentou Cláudio Miranda.
O livro, com oito capítulos, foi organizado pelo pesquisador Cláudio Rocha de Miranda, da Embrapa Suínos e Aves, juntamente com a professora Julia Guivant, do programa de pós-graduação em Sociologia Política e do doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Também há a participação de outros pesquisadores da Embrapa, bem como profissionais de outras instituições que estão ligadas ao tema.
A obra teve a colaboração e o apoio cultural da Tractebel Energia e da Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS. A arte da capa, intitulada Mr. Pig e seus porquinhos, foi cedida pela Oficina Independente de Arte Cabeça Oca.
A comercialização do livro está sendo feita pela Editora Argos, ao preço de R$ 35,00. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone 49.321.8208, pelo e-mail [email protected] ou no endereço Av. Senador Atílio Fontana, n591 E, caixa postal 747, CEP 89.700.000, em Chapecó- SC.