Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fim do embargo

<p>Russos suspendem proibição à carne de frango brasileira. Anúncio "verbal" foi feito hoje pelo chefe de controle veterinário e fitossanitário da Rússia, Serguéi Dankvert.</p>

Redação AI 04/02/2005 – A Rússia vai suspender parcialmente o embargo à carne brasileira a partir da próxima semana. Fica liberada a importação de carne de frango, com exceção da produzida nos Estados do Pará e Amazonas. Permanecem também a barreira à entrada de carne bovina e suína, segundo a Embaixada do Brasil na Rússia.

O anúncio “verbal” foi feito hoje pelo chefe de controle veterinário e fitossanitário da Rússia, Serguéi Dankvert, ao embaixador brasileiro no país, Carlos Augusto Santos Neves. Ainda não foi assinado nenhum documento confirmando oficialmente a liberação.

No caso da carne bovina e suína, o governo russo ainda quer mais esclarecimentos sobre o uso de vacinas no combate à aftosa. Uma missão brasileira deve ir ao país para prestar mais informações.

O veto russo à carne brasileira havia sido anunciado em setembro do ano passado, após a descoberta de um foco de aftosa no Amazonas. Em novembro, a Rússia liberou a entrada da carne vinda de Santa Catarina -o principal Estado brasileiro fornecedor para o país.

O país é hoje o maior comprador de carne bovina do Brasil, com cerca de 8% das exportações brasileiras do produto.