Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Copagril inaugura abatedouro

<p>A inauguração está marcada para hoje, dia 28, às 17 horas, e terá presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues</p>

Redação AI 28/01/2005 – A Copagril vai inaugurar hoje, em Marechal Cândido Rondon, o maior investimento já realizado por uma empresa no município: o abatedouro de aves, que exigiu investimentos de R$ 35 milhões e coloca a cooperativa entre as maiores do Estado. A inauguração está marcada para as 17 horas e terá presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, além de secretários de Estado e deputados estaduais e federais, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas e outras lideranças ligadas ao setor cooperativista. 

O investimento da Copagril vai permitir um maior valor agregado à produção dos cooperados, num dos segmentos que mais crescem no agronegócios. O presidente da cooperativa,  Ricardo Chapla, destaca que “o projeto avícola significa uma mudança no perfil da Copagril enquanto empresa, uma vez que marca a sua entrada definitiva no setor industrial”.

A implantação da unidade de abate contou com o apoio da administração municipal de Marechal Cândido Rondon. Para o  prefeito Edson Wasem, “a parceria assumida com a Copagril trará enormes benefícios para toda a população rondonense. Entre eles está a geração de milhares de empregos diretos e indiretos, fortalecendo diretamente o comércio. Outro fator é a geração de impostos, os quais serão revertidos em obras diversas para os rondonenses”. 

Para o vice-prefeito Valdir Port (Portinho), “Marechal Cândido Rondon vive um de seus melhores momentos de perspectiva de futuro”. Conforme o acordo firmado entre a cooperativa e a prefeitura, o município ficou responsável pela injeção de R$ 5 milhões para a execução do projeto. 

Complexo 

Além do frigorífico, o complexo avícola da Copagril será formado por cerca de 350 aviários, fábrica de rações (que está sendo instalada em Entre Rios do Oeste), matrizeiro e incubatório. Até o final deste ano o frigorífico deverá estar abatendo cerca de 80 mil/aves dia, com a previsão de que este número dobre até o final de 2006. Quando estiver operando com sua capacidade máxima, o complexo avícola deverá contar com 1.500 trabalhadores.