Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vietnã deve sacrificar seu plantel avícola, diz ONU

Medida visa deter epidemia de gripe de aves, que já matou pelo menos cinco pessoas e 1,7 milhão de frangos.

Redação AI 20/01/2004 – 11h05 – A Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou que o Vietnã sacrifique todo o plantel em 18 províncias e proíba a venda de aves em sua maior cidade, para ajudar a deter a epidemia de gripe de aves, que já matou pelo menos cinco pessoas e 1,7 milhão de frangos.

A Organização Alimentícia e Agrícola não espera que o abate e a proibição das vendas na cidade de Ho Chi Minh sejam realizados plenamente, devido às várias dificuldades para aplicar essas medidas, informou Anton Rychener, representante da agência no Vietnã.

“Para que os criadores matem todas as suas aves, devem ter certeza que serão compensados e, até o momento, isso não aconteceu”, disse Rychener. Autoridades vietnamitas não responderam as chamados por esclarecimentos.

A gripe de aves foi detectada em pelo menos 25 das 65 províncias do Vietnã, segundo a Organização Mundial da Saúde, o que transforma a epidemia nesse país a maior da Ásia. A agência se preocupa que essa doença se combine com tipos de gripe humanas, criando um novo mal variante, que poderia ser mais mortal que a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars).

Vacina em estudo

Nas pessoas que confirmadamente morreram da gripe de aves, estudos genéticos demonstraram que o vírus não estava combinado com variações de gripes humanas, indicou Peter Cordingley, porta-voz em Manila para a agência da ONU. Uma vacina contra a gripe de aves está em andamento, mas levará meses para ser desenvolvida, acrescentou. Autoridades da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Vietnã reuniram-se na quinta-feira (15) para montar uma estratégia, informou Pascale Brudon, representante chefe da agência no país.