Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza aviária: doença espalha-se pela Tailândia

Após a confirmação do segundo caso da gripe do frango no País asiático, UE vai proibir importação de frango da Tailândia.

Redação SI 23/01/2004 – 10h40 – A União Européia (UE) vai proibir as importações de carne de frango da Tailândia, seguindo a notícia de que dois meninos estariam infectados pela influenza aviária na nação do Sudeste Asiático, informou um representante da UE. Autoridades européias devem fazer o anúncio oficial do embargo no decorrer da manhã. Ao lado do Japão, o bloco europeu de 15 nações é o maior importador de carne de frango tailandesa. O Japão anunciou ontem que estava proibindo as importações tailandesas.

“Dois casos de gripe do frango foram confirmados, um menino de Suphanburi e o outro da província de Kanchanaburi”, disse o ministro da Saúde Pública, Sudarat Keyuraphun. O porta-voz da Comissão de Agricultura da UE, Gregor Kreuzhuber, disse ontem que se a doença fosse confirmada na Tailândia, a UE proibiria as importações.

Os produtores tailandeses disseram por mais de uma semana que milhões de frangos estavam morrendo na nação vítimas da doença. No entanto, até hoje, o governo insistiu em negar que as aves estavam sofrendo de cólera aviária – doença que representa risco ao homem.

A Tailândia está entre os cinco maiores exportadores mundiais de carne de frango. No ano passado, a nação exportou 540 mil toneladas de frango avaliadas em 50 bilhões de bahts, de acordo com a Associação dos Exportadores de Frango da Tailândia. A influenza aviária já matou cinco pessoas no Vietnã e infectou milhões de frangos na Coréia do Sul, Japão e Vietnã.