Redação AI 27/01/2004 – 11h33 – As autoridades chinesas confirmaram hoje, dia 27, a detecção de um caso da doença conhecida como gripe do frango numa granja da província meridional de Guangxi, na fronteira com o Vietnã. Segundo a agência oficial Xinhua, várias centenas de patos de curral morreram vítimas desta epidemia na sexta-feira passada, mas nenhum morador foi infectado pelo vírus que causa esta doença.
As autoridades locais sacrificaram 14 mil aves de curral que estavam em um raio de 3 quilômetros ao redor da fazenda afetada, situada na cidade de Dingdang. A província de Guangxi, onde a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) afetou 22 pessoas no ano passado, compartilha centenas de quilômetros de fronteira com o Vietnã, país onde a “gripe do frango” já matou seis pessoas.
O vírus, que pode ter saltado a fronteira genética entre animais e humanos como no caso da Sars, afeta não só frangos, mas também outros animais domésticos como patos, gansos e marrecos, espécies abundantes no sul da China. Com a confirmação deste surto, a epidemia de “gripe do frango” já atingiu 10 países: China, Japão, Laos, Taiwan, Camboja, Tailândia, Indonésia, Coréia do Sul, Vietnã e Paquistão.