Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nova parceria

A Cargill Inc. formalizou ontem, dia 27, a fusão de sua divisão de fertilizantes com a IMC Global Inc., a maior produtora de fosfato do mundo.

Da Redação 28/01/2004 – 06h20 – A Cargill Inc. formalizou ontem a fusão de sua divisão de fertilizantes com a IMC Global Inc., a maior produtora de fosfato do mundo, para criar nova empresa com ativos de US$ 5,4 bilhões. As ações da IMC Global subiram 18%.

Com a negociação, a Cargill Crop Nutrition vai se fundir com a IMC Global, de Lake Forest, de Illinois, Estados Unidos, transformando-se numa empresa negociada em bolsa, com 67% do capital controlado pela Cargill, com sede em Wayzata, Minnesota (EUA), informaram as duas empresas num comunicado. Os acionistas da IMC Global deterão as ações restantes.

No ano passado o principal executivo da IMC Global, Douglas Pertz, começou a vender ativos para reduzir o endividamento da empresa, depois de uma elevação do custo de matérias-primas como o amoníaco, o gás natural e os compostos de enxofre. A empresa contabilizou cinco anos consecutivos de prejuízos. A Cargill prevê reduções de custos de US$ 145 milhões em três anos da nova empresa.

“Ficou evidente que as empresas de nutrientes agrícolas só conseguirão continuar sendo competitivas se tornarem mais eficientes e mais mundiais, baixando constantemente os custos e expandindo as ofertas de produtos e serviços para os clientes”, afirma Pertz no comunicado.

“Esta transação ressalta nossa confiança no setor e o compromisso de expandir o ramo de fertilizantes”, disse o principal executivo da Cargill , Warren Staley, no comunicado divulgado ontem.

A nova empresa terá capacidade de produzir 14% do ácido fosfórico do mundo, com 13 milhões de toneladas. Por meio das filiais já operantes da IMC Global, a empresa terá uma participação de 15% na produção mundial de potássio, componente fundamental da produção de fertilizantes.

A Cargill Crop Nutrition produz cerca de 4 milhões de toneladas anuais de fertilizantes, extraindo minério de fosfato em três minas do centro da Flórida, bem como fertilizantes nitrogenados da província de Saskatchewan, Canadá.