Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe do frango já matou 70% das pessoas infectadas na Ásia

Doença vitimou 18 pessoas no continente.

Redação AI 09/02/2004 – 04h55 – Até 70% das pessoas infectadas pela gripe do frango morreram na Ásia, tornando a doença duas vezes mais mortal que a epidemia registrada em 1997, disse um médico de Hong Kong neste domingo, dia 8. Dezoito pessoas morreram até agora (13 no Vietnã e cinco na Tailândia) e o vírus já foi detectado em 11 países.

A China confirmou que a mortal variedade H5N1 da doença havia sido detectada em mais seis províncias no domingo, enquanto o Japão suspendia as importações de frango dos Estados Unidos depois que um tipo mais suave da gripe do frango foi descoberta em Delaware.

“Os números sugerem que (sua taxa de mortalidade) é em média de 60% a 70%, então estamos bastante chocados. Da última vez (em 1997), a taxa de mortalidade foi de 30%”, disse David Hui, especialista em medicina respiratória na Universidade de Hong Kong.

Hui disse que havia poucos indícios de que o vírus estivesse sendo espalhado por algo além do contacto com aves doentes, mas não se sabe ainda porque o H5N1 é agora mais letal nem porque apenas dois países registraram mortes entre seres humanos.

“É um quebra-cabeça. Nós estamos tentando descobrir: o vírus está mudando sua estrutura? Está se tornando mais virulento?”, perguntou.

O médico é um dos quatro especialistas de Hong Kong que chegaram no Vietnã no domingo para se unir aos esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a epidemia de gripe aviária. Especialistas da área de saúde temem que o vírus da gripe do frango possa se combinar com uma forma humana e sofrer uma mutação, virando uma doença contagiosa para a qual os seres humanos não têm resistência.

O vírus já atacou virtualmente todas as 64 províncias do Vietnã e as principais cidades do país. Hanói decretou uma proibição nacional do transporte de aves e a matança de todas as aves na capital. A China já confirmou a doença em seis províncias. Mas a TV chinesa disse que não havia relatos de infecções em seres humanos.

Hong Kong registrou uma linhagem similar do H5N1 na gripe do frango de 1997, que matou seis pessoas. O extermínio de todas as 1,5 milhão de aves do país em três dias pode ter ajudado a evitar que o vírus se espalhasse. Assim como o H5N1, variedades mais leves do vírus foram detectadas, como a H7, encontrada no fim-de-semana nos EUA. O Ministério da Agricultura do Japão disse no domingo que tentava confirmar a natureza do vírus americano, que fez com que 12 mil aves fossem abatidas em uma fazenda de Delaware no sábado.

Cingapura e a Malásia também disseram ter suspendido importações de frango dos EUA, enquanto Hong Kong suspendeu as importações de aves de Delaware. Hui disse ter ficado surpreso com os relatos de gripe aviária nos EUA, acrescentando que as autoridades fizeram a coisa certa ao abater as aves infectadas. Dezenas de milhões de aves na Ásia fora abatidas ou morreram por causa da doença.