Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rússia suspende compra de aves criadas nos EUA

Além da Rússia, Polônia e Arábia saudita também suspenderam a importação avícola dos Estados Unidos, após o país registrar o primeiro foco da gripe aviária.

Redação AI 10/02/2004 – 06h30 – O governo dos EUA notificou nesta segunda, dia 09,oficialmente, a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) o foco do vírus da gripe das aves em uma fazenda de Delaware (no leste). O notificação coincidiu com o anúncio de que Rússia, Polônia e Arábia Saudita suspenderam a importação de aves de criação procedentes do local.

Desde a meia-noite desta segunda, todos os tipos de aves, carne e ovos estão banidos do mercado russo, o principal destino das exportações de aves americanas, disse Andrzej Rudy, vice-chefe do Serviço Veterinário. Segundo a agência de notícias Interfax, não está excluída a possibilidade de a medida ser estendida a estados americanos vizinhos a Delaware, caso a doença se espalhe.

“A cepa viral em questão é a H7 e não a H5, como na Ásia, o que demonstra que as duas epizootias não estão relacionadas”, disse Bernard Vallat, diretor da OIE. Ele explicou que “o teste oficial da OIE tem sido aplicado para determinar o indício de patogeneidade do vírus, mas será preciso esperar vários dias para conhecer os resultados”.

A Polônia adotou a mesma medida da Rússia e baniu as importações de aves americanas, informou o vice-chefe veterinário do governo polonês, Andrzej Rudy. O Ministério da Agricultura da Arábia Saudita também anunciou nesta segunda a suspensão das importações de aves de Delaware.