Redação AI 20/02/2004 – 15h30 – De acordo com a agência internacional de notícias Reuters, um medicamento fabricado pela Austrália mostrou-se eficiente no combate à gripe aviária, doença responsável pela morte de 22 pessoas na Ásia. O remédio também poderia ser tomado como medida preventiva pelas pessoas que trabalham nas áreas de risco, disse a Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade Britânica (CSIRO).
Testes de laboratório mostraram a eficácia do remédio Relenza no combate ao vírus H5N1, que também matou milhões de aves selvagens e domésticas na Ásia, afirmou o órgão. “O medicamento pode ser tomado como medida preventiva porque ele ataca todos os tipos de gripe. Então, os funcionários de criadouros de aves, os envolvidos no sacrifício das aves, deveriam tomar algum medicamento como o Relenza a fim de não serem contaminados pela doença”, disse Jenny McKimm-Breschkin, da CSIRO. As ações da empresa australiana Biota Holdings Ltd, responsável pela fabricação do medicamento, subiram 51% depois do anúncio sobre o Relenza (zanamivir).
Segundo a divulgação da Reuters, o remédio foi aprovado para ser usado em 1999 na Suécia, mas ainda precisa ser analisado pelos órgãos de saúde pública de vários países, entre os quais os EUA, a China, Taiwan e Cingapura. Por enquanto, não há indícios de que a gripe aviária seja transmitida de uma pessoa para outra. Todos os que morreram em virtude da doença tiveram contato com aves infectadas.
“No caso de a doença sofrer uma mutação e adquirir a capacidade de passar de um ser humano para outro, é importante sabermos que já temos um tratamento disponível”, disse McKimm-Breschkin.