Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Vacinação obrigatória contra influenza aviária começa em maio no Uruguai

O país tem 10 casos positivos em aves selvagens mas nenhum em aves comerciais  

Vacinação obrigatória contra influenza aviária começa em maio no Uruguai

O governo do Uruguai, país com o qual o Rio Grande do Sul divide quase mil quilômetros de fronteira, anunciou que a vacinação obrigatória das aves contra o vírus causador da gripe aviária deve começar em 2 de maio.

O ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), Fernando Mattos, afirmou em entrevista coletiva que até o momento o país tem 10 casos positivos em aves de vida livre, mas nenhum em aves comerciais. A decisão de vacinar os plantéis foi anunciada pelo mesmo ministro em 23 de março. 

O ministro Mattos afirma que o país vizinho comprou cerca de 10 milhões de doses para vacinar duas categorias de aves: frangos de um dia e galinhas adultas. O gestor afirmou que todas as vacinas devem estar no país até a próxima semana, e estima que todos os animais das duas categorias serão vacinados em 20 dias. 

As doses encomendadas devem imunizar 5 milhões de aves com duas doses. Contudo, o Ministério anunciou que segue monitorando a evolução da epidemiologia na região e avaliando a necessidade de uma terceira dose para a imunização plena ou a extensão da vacinação para mais categorias de aves.