Da Redação 16/03/2004 – 05h39 – Os fiscais federais agropecuários, responsáveis pela inspeção de todos os produtos animais e vegetais que entram e saem do País, decidiram ontem paralisar suas atividades por tempo indeterminado. Segundo o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a interrupção das atividades dos fiscais pode colocar em risco o embarque e o desembarque de produtos alimentícios, prejudicando o saldo da balança comercial.
“É preocupante uma greve, principalmente por causa das nossas exportações e dos serviços fitossanitários nas importações, mas estou confiante de que as negociações vão avançar e tudo se resolverá rapidamente”, afirmou.
Esses profissionais também são os responsáveis pela fiscalização sanitária dos alimentos importados, que ajuda a barrar a entrada de doenças e pragas originadas em outros países. A categoria reivindica a reestruturação da carreira o que implica um reajuste salarial médio de 30% , a realização urgente de concurso público para ampliar o quadro funcional dos atuais 2.670 fiscais para cerca de quatro mil e a destinação de mais recursos para a atividade de fiscalização. A avaliação do comando de greve é de que a adesão dos fiscais à paralisação atingiu cerca de 90%.