Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Quebra na produção gaúcha de soja pode ultrapassar 30%

Emater divulga hoje novo levantamento sobre efeitos da estiagem.

Da Redação 25/03/2004 – 07h49 – No programa Mercado & Cia, de ontem, no Canal Rural, o diretor-técnico, Ricardo Schwarz, adiantou que os números apontam para uma quebra de mais de 30% na soja em relação à expectativa inicial. A Emater divulga hoje seu mais recente levantamento sobre as perdas causadas pela estiagem no Estado.

A estimativa da semana passada era de quebra de 20,88% na soja. Schwarz disse que as perdas são irreversíveis – e devem aumentar, já que não há previsão de chuva para os próximos 10 dias. Ele estima que os prejuízos com a quebra da safra gaúcha de soja passem de R$ 2 bilhões (dado do último cálculo) para R$ 3 bilhões, somente com perdas físicas, do grão.

Os efeitos da estiagem também farão com que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revise sua previsão para a safra brasileira de soja. Segundo o adido agrícola da embaixada americana no Brasil, Oliver Flake, entrevistado em Primavera do Oeste (MT) pela equipe do Canal Rural que participa do Rally da Safra, a revisão será para baixo.

A nova estimativa do USDA será divulgada até 12 de abril. A anterior era de 59,5 milhões de toneladas de soja. A safra passada chegou a 52,5 milhões de toneladas. Um técnico do USDA chega no fim de semana ao Rio Grande do Sul para acompanhar a situação nas lavouras de soja no Estado.