Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultor quer milho a balcão

A Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) solicitou a Conab a reabertura da venda de milho a balcão no Estado.

Redação SI 14/04/2004 – 05h33 – A Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) solicitou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a reabertura da venda de milho a balcão no Estado. O programa, direcionado a pequenos criadores de aves, suínos e gado leiteiro, está paralisado desde fevereiro de 2003. Atualmente, o estoque federal do grão no Estado está em 77 mil toneladas.

O presidente da Acsurs, Gilberto Moacir da Silva, acredita que a retomada tranqüilizaria o mercado, pois o preço da saca do milho chega a R$ 25,00 em algumas regiões. O setor produtivo entende que o ideal seria estabilizar o valor em R$ 20,00 a saca. O milho é o principal insumo na alimentação dos suínos.

Conforme o superintendente da Conab/RS, Carlos Manoel Farias, a demanda da entidade está sendo analisada em Brasília. Mas Farias lembra que o programa não tem como função regular preço de mercado e salientou que a tendência é que os focos de desabastecimento sejam tratados pontualmente pela Conab. “O programa tem a finalidade de colocar milho o mais próximo possível do produtor, reduzindo custos como o deslocamento.” O documento entregue pela Acsurs não aponta nem volume, nem praças que estariam sofrendo com a falta do produto.