Redação AI 04/05/2004 – 05h10 – O consumo de ovos é fundamental para uma boa alimentação quando feito de forma equilibrada e segura. A Associação Paulista de Avicultura alerta que o consumidor deve ficar atento desde a hora da compra até o momento de ingerir o alimento. Os ovos com a casca trincada e que não estejam armazenados em locais arejados e limpos devem ser evitados. Ao chegar em casa, devem ser guardados sempre na geladeira e têm de ser lavados com esponja macia, sabão e água antes de usados.
O ideal é que o ovo seja muito bem frito, cozido ou assado, até que a gema e a clara fiquem bem duras, antes de ser consumido. Essas medidas são importantes para evitar a ocorrência da salmonelose doença causada pela bactéria salmonella enteritidis cujos sintomas mais comuns são diarréia, náusea, vômito, cólica e febre. No caso da maionese caseira, o preparo com a gema cozida é a forma mais segura. Quando são feitos alimentos em grande quantidade, é recomendado o uso de ovo pasteurizado. O consumidor também não pode esquecer de verificar o prazo de validade e não deve reutilizar as embalagens.
Orientações para o comércio de ovos
A Associação Paulista de Avicultura afirma que os comerciantes devem armazenar o produto sobre estrados e longe de fontes de calor. Devem ser empilhadas, no máximo, seis caixas de ovos, para evitar que eles se quebrem ou trinquem, o que pode causar contaminação. O alimento deve estar protegido de poeira, moscas e roedores. Quem trabalha com a venda do alimento também não deve reaproveitar as embalagens.