Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pintos de corte

Fatores que afetam a qualidade do pinto de corte e influenciam no desempenho técnico e econômico do plantel.

Redação AI 11/05/2004 – 15h08 – O desempenho técnico e econômico de um lote de frangos de corte depende da qualidade biológica endógena dos pintos alojados. De acordo com o estudo de pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, um pintinho de boa qualidade deve ser limpo, seco, livre de contaminações, com olhos brilhantes, ser alerta e interessado pelo ambiente ao redor, respondendo ao som, livre de deformidades e com o umbigo limpo, bem cicatrizado, sem saco vitelino ou membrana seca ao redor. O corpo deve ser firme ao toque e sem sinais de estresse respiratório. As pernas devem ser normais sem inchaço e sem deformação e lesão de pele. Os bicos devem ser bem formados, firmes e retos.

Mas como conseguir aves de boa qualidade? Este mesmo estudo aponta três grupos de fatores que afetam o desenvolvimento embrionário de pintinhos: (1) características dos ovos incubados; (2) condições de incubação e, (3) condições prevalecentes entre o nascimento e o alojamento dos pintos.

Entre a fertilização do óvulo, ponto de partida do desenvolvimento embrionário e o alojamento dos pintos, vários são os fatores, controláveis ou não, que determinam a sua qualidade final. Veja as informações dos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves na íntegra deste trabalho.