Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumo para alimentação de suínos

Acsurs destaca importância de abastecimento de milho de outros Estados.

Redação SI 18/05/2004 – 14h03 – A quebra na produção está sustentando o preço do milho no Estado a patamares próximos a R$ 24,00 a saca (60 quilos), em relação ao custo de produção total de R$ 18,50 a saca. Desde o início do ano, os valores pagos pelo grão já se elevaram 40%.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está estudando dar subvenção para o transporte de milho do Paraná para o Rio Grande do Sul, visando abastecer suinocultores e avicultores. Outra alternativa para garantir o abastecimento no Estado é remover os estoques do governo localizados no Centro Oeste e vendê-los a preços de mercado no Rio Grande do Sul. A proposta do governo é realizar leilões semanais de Valor de Escoamento de Produto (VEP), para o milho destinado ao RS. As medidas visam também estabilizar os preços, evitando especulação com os estoques.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Gilberto Moacir da Silva,o setor está apreensivo. Quem tem milho acha que vai faltar e está segurando ou até especulando com o grão”, diz. De acordo com Silva, a solução é a Conab disponibilizar seu estoque por meio de venda em balcão e também remover 400 mil toneladas de outros Estados. O milho é o principal insumo utilizado na alimentação de suínos.