Da Redação 27/05/2004 09h56 – A temperatura do ambiente onde vivem interage diretamente no desempenho produtivo de aves e suínos. Nas aves, as altas temperaturas concentradas nas áreas destinadas a criação e engorda altera negativamente os processos de crescimento de frangos e matrizes. Em suínos, a quantidade de alimento que o animal consome depende diretamente da temperatura. Se superior a 30 C, ela produz stress e faz com que o apetite dos suínos diminua e, por conseqüência, o aumento de peso seja menor.
Segundo a Vencor, as telhas climatizadas de cor branca interior e exterior têm dado excelentes resultados em construções avícolas. O uso delas também contribui na distribuição da iluminação artificial durante a noite em aviários onde se utiliza luz para aumentar os níveis de produtividade.
Em suínos, a cor azul na parte interna das telhas produz um efeito repelente e impede que os insetos pousem sobre ela, facilitando o controle de moscas, garantindo higiene e salubridade, essenciais para manter baixa a mortalidade de leitões, acelerar o crescimento da ninhada e ganhar um rápido engorde dos animais em crescimento. As telhas feitas com aço galvanizado garantem uma maior vida útil. Elas são altamente resistentes aos efeitos corrosivos produzidos pela decomposição das fezes e urinas, assim como os gases amonicais.