Da Redação 07/06/2004 – 06h44 – A Pif Paf Alimentos irá investir R$ 80 milhões para ampliar a capacidade produtiva de duas de suas oito unidades produtivas, todas situadas em Minas Gerais, e construir uma indústria produtora de pizza no Sul do estado. Uma das metas da empresa é ampliar o abate de suínos para atender o mercado externo, principalmente a demanda da Rússia. A empresa firmou acordo com o governo de Minas Gerais, o que resultou na concessão de recursos do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), correspondente a 70% do total investido.
O diretor superintendente da Pif Paf, Luiz Carlos Mendes Costa, disse que há grandes expectativas das obras começarem ainda neste ano. Em Patrocínio, na região do Alto Paranaíba mineiro, está o principal foco dos investimentos. A unidade tem capacidade de abater 8.500 suínos por semana e vai chegar aos 10 mil com os investimentos em expansão. Esse excedente suprirá a demanda do mercado externo. Também será construída uma unidade no local para a produção de presunto, bacon embalado e temperados.
Segundo o executivo, as exportações correspondem a 7% do faturamento da empresa, que no ano passado chegou a R$ 400 milhões, e a meta é duplicar o percentual com os investimentos anunciados. Além de carne suína, a empresa tem boa presença nas vendas de aves para a Ásia. Embarca aves e suínos para Japão, China, Rússia, Filipinas, Caribe e Argentina, num total de 10 mil toneladas por ano. A Pif Paf está fechando negócios com países da Europa, Oriente Médio e África.
Os investimentos também contemplam a unidade produtiva de Visconde do Rio Branco, que opera atualmente um abatedouro e uma fábrica de ração. O plano da empresa é construir uma unidade para fabricar empanados para atender o mercado interno. Mendes Costa não especificou será investido em cada projeto.
A Pif Paf Alimentos fabrica pizza em Acaiaca, embutidos em Viçosa, massas em Itabirito e mantém uma incubadora para aves e matrizes em Pará de Minas.