Da Redação 18/06/2004 – 06h12 – Uma comitiva russa esteve ontem no Oeste Catarinense visitando unidades frigoríficas da Aurora e da Sadia em Chapecó.
O grupo foi chefiado pelo secretário de Articulação Internacional do Estado, Roberto Colin, contando com o subprefeito de Moscou, Valeri Vinogradov e o cônsul da Rússia no Brasil, Igor Morozov.
Colin disse que a visita é resultado da viagem do governador Luiz Henrique da Silveira a Moscou, há cerca de um mês. Os russos demonstraram interesse em produtos alimentícios catarinenses, principalmente carnes. Colin disse que atualmente Moscou adquire indiretamente produtos catarinenses e a expectativa é estabelecer uma relação direta. Com isso as vendas catarinenses podem crescer, inclusive ampliando a cota fixada para o Brasil, já que Moscou tem certa autonomia administrativa. Na Aurora os russos puderam conferir todo o processo de abate de suínos, até a industrialização.
Eles viram o embarque de carcaças com destino à Rússia. O secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Hélio Dal Piva, disse que tiraram dívidas sobre o sistema cooperativo da Aurora e os custos de produção. Também ficaram impressionados com a higiene do processo.