Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Preços agrícolas devem manter patamar elevado

Segundo levantamento da MS Consult, as cotações agrícolas já acumulam elevação de 1,9%, no mês de junho.

Da Redação 28/06/2004 – 06h25 – Os preços agrícolas no atacado paulista registraram ligeira valorização de 0,1% entre os dias 17 e 24 de junho, em relação ao período anterior (9 a 17 de junho), segundo levantamento da MS Consult. Mesmo com o leve aumento, as cotações agrícolas já acumulam, no mês, elevação de 1,9%.

“Há uma tendência de que os preços dos produtos se acomodem em alta. Não há sinais, por enquanto, de que voltem a ceder”, disse Fábio Silveira, diretor da consultoria. Segundo ele, os preços agrícolas devem encerrar o mês com valorização de 1,9% sobre maio, registrando a quarta elevação mensal consecutiva.

O comportamento altista de produtos, como suínos (6,8%), leite C (4,6%), leite B (3%), soja em grão (1,5%) e açúcar (0,3%), ajudou a dar suporte ao índice de preços no período. Esses produtos, com peso importante na formação desse índice, ficaram firmes durante todo o mês. Os produtos hortifrutícolas caíram, como batata (10,6%) e tomate (8,6%), mas não exerceram impacto forte no índice geral.

O levantamento da MS Consult considera uma cesta de 14 produtos (soja, café, algodão, carnes, açúcar, arroz, feijão, milho, tomate, batata, trigo, leite, ovos e laranja). O analista observou que os produtos agrícolas estão em trajetória de alta desde março. A expectativa é de que no mês de julho as cotações também sigam firmes.