Redação AI 14/07/2004 – 08h32 – O Brasil marcou presença no 22o. Congresso Mundial de Avicultura, realizado em Istambul, na Turquia, entre os dias 8 e 13 de junho. Foi uma oportunidade para os brasileiros conhecerem quem são seus concorrentes no mercado mundial de carne de aves.
Uma das delegações brasileiras era a da Pfizer Saúde Animal. No grupo, dez pessoas: sete representantes das principais indústrias do setor, um estudante universitário e dois profissionais da Pfizer. “O encontro foi rico em informações, pois tivemos a oportunidade de conhecer profissionais de diferentes partes do mundo”, disse Paulo Moraes, gerente de produtos da área de Suínos e Aves da Pfizer Saúde Animal. Moraes acompanhou o grupo durante a viagem.
Paralelamente à programação do congresso, a Pfizer promoveu seu Simpósio Satélite. O tema do encontro “Biossegurança na Produção de Frangos” foi explorado por Peter Thompson, da Evans-Vanodine, no Reino Unido.
Para o universitário Caio José Mortari da Silva, de 22 anos, participar do congresso ao lado de profissionais do setor foi uma oportunidade para aprender. Na bagagem de sua primeira viagem ao exterior, ele trouxe conhecimentos atualizados sobre avicultura. Caio é aluno do 2o. ano de Ciências Biológicas na Universidade Metodista de Piracicaba e estagiário do Departamento de Genética do Setor de Aves da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).
O Congresso Mundial de Avicultura é organizado a cada 4 anos. Em 2008, o evento será realizado no Canadá. O Brasil será sede do encontro em 2012.