Redação SI 15/07/2004 – 17h01 – Acontece logo mais às 19 horas, desta quinta-feira (15), a primeira reunião do Encontro dos Suinocultores Independentes do Rio Grande do Sul, em Ijuí (RS), realizado pela Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), com o apoio das empresas Vitagri e Genetiporc do Brasil.
Segundo Tupã Brites, gerente de Marketing da Vitagri, um dos objetivos do evento é definir estratégias para a organização dos suinocultores independentes do Rio Grande de Sul e estratégias para a comercialização de seus suínos para as agroindústrias locais. “A agroindústrias gaúchas têm lacunas que precisam ser preenchidas com a oferta de suínos dos produtores independentes”, revela Brites. “Nesse sentido, queremos fazer com que o grupo, de aproximadamente 27 suinocultores independentes, que hoje estará conosco revele oportunidades e sugestões para fortalecer a atuação da suinocultura independente no Rio Grande do Sul”.
Tupã ainda destaca que a reunião de hoje, e que será complementada na manhã desta sexta-feira (16), contará com um debate sobre contratos de comercialização com a agroindústria, apresentação sobre a bolsa de suínos no RS e, ainda, dinâmicas de grupos para passar a mensagem de união e de trabalho em equipe aos produtores. “A Vitagri, como parceira da Acsurs e dos produtores, quer ser muito mais do que uma empresa fornecedora de insumos. Nós queremos estar envolvidos com toda a cadeia produtiva, levando aos criadores propostas para gerar riquezas – em ética, relacionamentos e conhecimento – e harmonia”, resume.
Amanhã (16/07), a segunda reunião do Encontro dos Suinocultores Independentes do Rio Grande do Sul começa às 8h30, com a participação do economista e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Ademir Girotto, que falará sobre custos de produção e mercado suíno.