Redação AI 19/07/2004 – 10h12 – As autoridades sanitárias tailandesas receberam amostras de aves mortas de pelo menos oito distritos de Bangcoc para que um laboratório determine se são casos da gripe do frango, que já afeta 15 das 76 províncias do país, informaram na sexta-feira (16/07) fontes oficiais. A gripe de aves preocupa muitos produtores na Ásia.
Os responsáveis municipais da capital tailandesa pediram calma à população de Bangcoc por meio da imprensa e asseguraram que a situação se encontra sob controle, segundo informações publicadas pelo jornal “The Nation”.
O vírus H5N1, causador da atual epizootia na Tailândia, foi responsável pelas mortes de oito tailandeses e 16 vietnamitas em outro surto ocorrido no início do ano, embora o contágio do animal aos humanos só ocorra – pelas informações obtidas até então pelos cientistas – mediante o contato direto com a ave que esteja contaminada pelo vírus.
Novo surto
Este mal causa no ser humano febre alta e problemas respiratórios, segundo os especialistas.
Dezenas de milhares de aves de granjas especializadas já foram sacrificadas na Tailândia desde que se confirmou o novo surto no início do mês, em duas fazendas da zona central do país.
Vietnã e China informaram à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) sobre a presença deste mal em seus territórios, que preocupam autoridades.