“Estamos iniciando uma criação de suínos no sistema Siscal e estamos utilizando muita alimentação alternativa como: folhas de batata doce, folhas de mandioca, mandioca raiz, folhas de guandu, cana em pedaços e farelo de soja com soro de queijo (como complemento protéico). Gostaria de orientações de como e quanto pode ser usado dessas folhas na alimentação, assim como o valor nutricional e protéico de cada uma”. Fernando –
[email protected]Resposta
Esta alimentação baseada apenas em resíduos e produtos alternativos não apresenta nenhum padrão, portanto, fica muito difícil fornecer uma orientação sem conhecer o processo criatório. Deve-se ter cuidado com os resíduos de mandioca, devido a presença de um princípio tóxico que é o ácido cianídrico.Também deve-se ter cuidado com o uso de soja crua, que apresenta fatores antinutricionais que prejudicam o desempenho dos animais.
Para os resíduos de mandioca, é necessário deixar o produto a sombra no mínimo 3 horas após colhido. Para os resíduos de soja é necessário proceder o cozimento. Todos os amidos (mandioca, batata…), bem como a soja, se cozidos aumentam a sua digestibilidade e por conseqüência o seu aproveitamento pelos animais, na conversão em peso.
Quanto aos níveis nutricionais, é indicado que façamos uma análise bromatológica que nos indicará com precisão os teores de proteína, gordura, fibras e matéria-mineral.
Um abraço!
Professor Suíno
Dúvidas sobre a produção de suínos? Pergunte ao Professor Suíno. Seu canal de consulta gratuito: [email protected]