Redação AI 21/07/2004 – 06h39 – Depois de 8 anos sem a enfermidade a Finlândia volta a registrar um foco de Newcastle em seu território, acaba de informar a OIE (Organização Internacional de Epizootia).
A doença foi descoberta em Satakunta, através de uma rotina sanitária numa exploração com 12 mil perus de engorda. Não se observou nenhum sinal clínico, só sendo possível a confirmação da epizootia através de diagnóstico laboratorial, informou a Diretora Adjunta do Departamento de Alimentação e Saúde do Ministério da Agricultura local.
A origem da doença ainda é desconhecida. Segundo a OIE, todas as aves da propriedade serão sacrificadas e destruídas. Como manda a Diretiva 92/66/CEE do Conselho da Comunidade Européia, duas zonas foram estabelecidas no local: uma de proteção e outra de vigilância, onde fica proibido o comércio de aves vivas para controle sanitário.
A Finlândia é, junto com a Islândia, o país mais setentrional do mundo. Mesmo que a Rússia, a Noruega e o Canadá se estendam um pouco mais para o norte, a distribuição geográfica e populacional dos mesmos países se concentra mais para o sul em comparação à Finlândia. Mais de um quarto do território finlandês fica ao norte do círculo polar.
A superfície finlandesa de 338.145 km2, sendo o país o quinto maior da União Européia, com território superior à Itália e a Grã-Bretanha