Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza aviária na Tailândia

País asiático confirma mais casos de gripe de aves.

Redação AI 23/07/2004 – 06h46 – A Tailândia confirmou que os casos de gripe de aves alcançaram mais duas de suas províncias, incluindo a capital, Bangcoc, e elevando para 15 o número de províncias onde a doença ressurgiu este mês. A Tailândia, principal país exportador de frangos na Ásia, no ano passado, também confirmou a gripe de aves na província de Nong Khai, localizada a 615 quilômetros a nordeste de Bangcoc, informou o Departamento de Criação de Animais.

Possíveis casos de gripe de aves foram detectados em outras 25 províncias, das 76 do país. O departamento aguarda os resultados laboratoriais sobre os frangos mortos.

O reaparecimento do vírus de gripe de aves é uma das razões que levou o Banco da Tailândia, na quarta-feira, a decidir deixar sua principal taxa de juros inalterada, em uma baixa recorde de 1,25%. A volta da gripe de aves, a elevação dos preços do petróleo, e a matança de pessoas nas três províncias do sul, de maioria muçulmana, afetou a confiança dos consumidores e investidores, segundo o banco central.

A segunda maior economia do Sudeste da Ásia, registrou um crescimento menor no primeiro trimestre, em relação aos três meses anteriores, depois que um surto da doença obrigou o governo a sacrificar pelo menos 40 milhões de frangos e outras aves, entre janeiro e abril, para deter o surto do vírus de gripe de aves H5N1.

Os maiores compradores de frangos da Tailândia, Japão e União Européia, proibiram a importação de carne congelada de frango do país, assim como outros países, desde janeiro. O governo tailandês confirmou em 7 de julho, o reaparecimento do vírus de gripe de aves em uma granja de Ayutthaya, a 50 quilômetros ao norte de Bangcoc.