Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Acordo adiado

CNA lamenta interrupção nas negociações com a União Européia.

Da Redação 16/08/2004 06h00 – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) distribuiu nota à imprensa na última sexta-feira, dia 13, lamentando o encerramento da rodada de negociações do comitê negociador birregional Mercosul/União Européia, em decisão anunciada nesta quinta-feira, dia 12. O Vice-presidente para Assuntos Internacionais da CNA, Gilman Viana Rodrigues, lembra que o impasse tornará muito difícil cumprir o calendário original de estabelecer o acordo entre os dois blocos até outubro.

“O Mercosul perde a oportunidade de aumentar as exportações do agronegócio em US$ 2 bilhões anuais, deixando de criar 720 mil empregos”, diz Rodrigues.

Uma nova rodada de negociações ocorrerá só em setembro próximo.
Na nota, a CNA diz que “um acordo do Mercosul com a UE conformaria o segundo maior bloco econômico do planeta, beneficiando os 700 milhões de consumidores de ambos os blocos. Apenas nas exportações do agronegócio estima-se que o acordo resultaria em um aumento, no curto prazo, de US$ 2 bilhões anuais, gerando cerca de 720 mil empregos”.

A entidade lamenta também que questões metodológicas estejam prejudicando o bom andamento das negociações, tendo resultado na suspensão das duas últimas reuniões de coordenadores entre os dois blocos. A CNA entende que deveria haver mais empenho dos negociadores e melhor articulação intra-Mercosul no sentido de superar as divergências atuais, à semelhança dos esforços que foram envidados nas negociações multilaterais da Organização Mundial do Comércio (OMC).