O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, definiu os 242 nomes que vão compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o chamado Conselhão.
A primeira reunião do grupo será nesta quinta-feira, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Vários nomes ligados ao agronegócio estão na lista, entre eles o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição passada.
Em agosto de 2022, o dirigente da CNA afirmou, para uma plateia de 3,5 mil produtores rurais e na companhia de Bolsonaro, que o setor agropecuário demonstrou que não havia “mais espaço nesse país para equipe corrupta e incompetente, muito menos de retorno de candidato que foi processado e preso como ladrão”.
A Sociedade Rural Brasileira (SRB) será representada pelo presidente, Sérgio Bortolozzo, e a ex-presidente, Teresa Cristina Vendramini. Também estarão no Conselhão o empresário Eraí Maggi Scheffer, presidente do Grupo Bom Futuro conhecido como “Rei da Soja” e primo do ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Os diretores das maiores empresas de carnes também estão no grupo, como Gilberto Tomazoni, da JBS, e Marcos Molina, da Marfrig e BRF.
Paulo Souza, CEO da Cargill, e Rubens Ometto, da Cosan, também farão parte do conselho. O setor florestal será representado por Frank Rogieiri Souza de Almeida, presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF). Na semana passada, o convite para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) integrar o Conselhão gerou críticas do setor produtivo. Ayala Ferreira, membro da Coordenação Nacional, será a representante.
O colegiado também contará com a participação de Aristides Santos, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Francisco Dal Chiavon, presidente da Unicopas, que representa cooperativas da agricultura familiar, e da chef e ativista Bela Gil. Veja a lista dos representantes ligados ao setor agropecuário:
Eraí Maggi Scheffer Presidente do Grupo Bom Futuro, empresa familiar do Mato Grosso, criada em 1982. Possuem 42 unidades de produção com 600 mil hectares de cultivo, principalmente grãos e algodão. Eraí Maggi é hoje o maior produtor de soja do País.
Erasmo Carlos Battistella Presidente do ECB Group, holding controladora da BSBios, da área de biocombustíveis.
Battistella entrou no ramo em 2000, e hoje é referência na área de biocombustíveis e líder na produção de biodiesel no País.
Gilberto Tomazoni Diretor-Presidente da JBS.
João Martins da Silva Jr. Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entidade sindical patronal criada em 1951 e que representa 5 milhões de produtores rurais comerciais brasileiros, de pequeno, médio e grande portes e de variados ramos de atividade.
José Henrique Cutrale Sócio da Cutrale, empresa brasileira produtora de laranjas.
Luis Roberto Pogetti Presidente do Conselho de Administração da Copersucar
Marcos Antonio Molina dos Santos Fundador e Presidente do CA da Marfrig e da BRF
Paulo Sousa Presidente da Cargill Brasil Rubens Ometto Presidente do CA da Cosan (que também controla Raízen)
Sérgio Bortolozzo Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), tradicional associação de produtores rurais, fundada em 1919. Bortolozzo tem atuação destacada em diferentes entidades representativas do agronegócio, como Abramilho, Maize International Alliance e Câmara Setorial do Milho e Sorgo.
Teresa Vendramini Ex-Presidente SRB – liderança do Agro; diretora do Instituto Taquari Vivo Frank Rogieiri Souza de Almeida Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal Ayala Ferreira Membro da Coordenação Nacional do MST Aristides Veras dos Santos Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG)
Bela Gil Chef e ativista da culinária sustentável e agricultura familiar
Francisco Dal Chiavon Presidente da UNICOPAS, que representa cooperativas da agricultura familiar, além de associações produtivas e empreendimentos econômicos solidários.