Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Informativo da Acsurs

Suinocultura festeja bons resultados da Expointer 2004.

Redação SI 08/09/2004 – A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), responsável pelo Pavilhão de Suínos, comemora o grande número de visitação e a qualidade dos animais expostos. O evento é considerado por muitos expositores uma vitrine que projeta negociações futuras.

Os estandes, ofertados pela associação, apresentaram novidades tecnológicas para o setor. Durante toda a programação do evento, o estande da ACSURS oferecia informações para os visitantes. Receitas e folders foram distribuídos também. O presidente da ACSURS, Gilberto Moacir da Silva, esteve participando de diversas programações no Parque Assis Brasil e sempre destacou o valor e a qualidade da carne suína.

Outro item comentado por ele, é o atual momento positivo vivenciado pelo setor. Além do presidente, expositores também se tranqüilizam com a boa fase. O presidente da ACSURS disse estar satisfeito com o contexto geral da exposição, mesmo sem atingir a comercialização de animais prevista. “Os criadores estão contentes pois fizeram muitos contatos, que podem significar vendas posteriores.”

Veterano em Expointer estava contente

Ilanio Pedro Johner, da Granja Balduíno, de Cruzeiro do Sul, estava satisfeito com o evento e as possibilidades de bons negócios. Desde 1985 ele participa da Expointer e este ano trouxe 41 animais para a exposição. A diferença, segundo este veterano em exposições, é que esta edição ocorre em uma época muito favorável para a suinocultura. E este fator deve ser decisivo nas negociações. “Estamos aliviados, enfrentamos uma crise muito forte e agora o momento é muito bom.” Johner diz ainda que o preço praticado está viável para atingir a lucratividade necessária. “Estou satisfeito com a comercialização e participação do público.”  Johner garantiu os prêmios de campeã Large Withe e Duroc para seus animais.

Exposição dá status

Quem também estava satisfeito com a exposição era Clair Antônio Lusa, de Santa Catarina. Ele participa da terceira edição e acredita que isto atribui mais status para a Granja Suruvi. “Isso significa vitrine no mercado. Podemos mostrar nosso material genético”, diz Lusa. Ele trouxe 24 suínos, sendo que quatro receberam premiações.

Mais vendas para a Grbin

Para Clovis Erhard Grbin, proprietário da Grbin Equipamentos para Agropecuária, de Teutônia, colocar estande no pavilhão de suínos foi sinônimo de lucratividade. Este ano ele inovou e trouxe, além de equipamentos para o conforto dos suínos, também para uso doméstico. Lareiras e churrasqueiras rotativas atrairam a atenção dos visitantes. “Nunca participei de uma Expointer com uma momento econômico tão bom quanto este.”  Ela acredita que suas vendas aumentaram em 70% comparadas a edições anteriores. 

Tecnologia Joape a serviço do visitante

Quem também estava satisfeito com o interesse dos visitantes na inovação tecnológica era João Henrique Schmit dos Santos, proprietário da Joape, empresa com sede em Porto Alegre. Esta é a segunda participação no evento e a primeira vez no Pavilhão de Suínos.

De acordo com Santos, o objetivo foi colocar sua tecnologia a serviços dos visitantes, diminuindo o cheiro e melhorando a qualidade do ar dentro daquele espaço.

Os climatizadores de ar encantaram inclusive o público que não está ligado à atividades suinícolas. Uma estação de tratamento de água também encantou olhares. “Imagino que teremos ainda mais retorno depois de a exposição terminar”, comenta o empresário.