Como resultado do trabalho liderado pelo ICA, a Colômbia erradicou os 49 surtos notificados devido à presença de gripe aviária de alta patogenicidade desde outubro de 2022, em várias regiões do país.
A doença foi identificada, controlada e erradicada por meio do trabalho de inspeção, vigilância e controle realizado pelo ICA em sete departamentos do país, que tiveram a seguinte distribuição: cinco focos em Cartagena, Bolívar; sete em Acandí, Chocó; 22 entre os municípios de Lorica, Cereté, San Bernardo del Viento, San Pelayo, Ciénaga de Oro, Moñitos e Cotorra, em Córdoba; um em El Retén, Magdalena; cinco entre os municípios de Los Palmitos, Tolú Viejo e Guaranda, em Sucre; oito entre Cumbitara, El Tambo, La Florida, Pasto e Tumaco, em Nariño e um na Ilha Gorgona, em Cauca.
A erradicação das fontes de gripe no país tem sido um trabalho articulado do ICA com as entidades regionais, mas, sobretudo, dos produtores avícolas, que notificaram a autoridade sanitária e estabeleceram fortes medidas de biossegurança para prevenir e controlar a propagação do vírus.
O ICA continua o trabalho de vigilância epidemiológica no país e apela a todos os produtores de aves que notifiquem a entidade da presença de sinais clínicos compatíveis com a doença. Da mesma forma, os convida a não baixar a guarda, implementando medidas de biossegurança em suas fazendas.